Histórico

Em 1991, a cidade de Feira de Santana passava por uma onda de violência muito intensa. A cidade tornou-se muito ameaçadora para quem vivia ali. Clovis Nunes tinha acabado de chegar da Índia, onde vivenciou algumas experiências sobre Paz, tinha visitado um grande líder espiritual chamado Sai Baba, tinha visitado os trabalhos de Madre Tereza de Calcutá visitando também o museu de Mahatma Gandhi. Nesta oportunidade Clovis teve contato com manifestações do movimento de não-violência, um movimento que foi deixado por Gandhi.

A palavra não-violência é uma palavra nova no idioma português, porque ela é escrita com um traço de união no meio e é uma palavra composta, portanto ele não significa um neologismo que reúne não e violência com se fosse contra a violência, ou tivesse de alguma forma negando a violência, a não-violência é uma atitude, é uma abordagem diferente do que nós ocidentais estamos acostumados a perceber.

A não-violência ativa conforme foi pregada por Gandhi é a não obediência pacífica, é uma atitude em favor da Paz, não é uma ação contra nada, porque toda vez que você é contra, principalmente a violência, você se torna combativo, você se torna violento. Diante desta experiência na Índia, Clovis com mais um grupo de amigos resolveram criar um movimento em favor da paz para amenizar a violência de sua cidade e que tivesse com ideologia a não-violência surgindo então o MOVPAZ.

Na Cidade do Recife, o MOVPAZ chegou em 1999 pelas mãos do cantor e compositor Nando Cordel que organizou o primeiro seminário pela paz do Estado de Pernambuco, no Forte das Cinco Pontas e se tornou o primeiro coordenador do Movpaz de Recife. Nos anos seguintes começaram paulatinamente a serem implantadas as demais ações do MOVPAZ, destacando-se a GRANDE CAMINHADA PELA PAZ DO RECIFE.

De 2004 à 2006 sob a coordenação de Eugênio Magalhães, o Movpaz fortalece as ações de EDUCAÇÃO PELA PAZ NAS ESCOLAS, expandindo os trabalhos em favor da neutralização das nascentes de violência humanas. Dando prosseguimento ao processo de sedimentação da ONG no Estado de Pernambuco, em 2007 é inaugurada a Casa da Paz do Recife, e nela o Memorial dos Pacifistas. É criado e colocado no ar a primeira versão do site do Movpaz Recife. Estas ações foram implantadas sob a coordenação local de Saulo Santos. A coordenação nacional de Clóvis Nunes foi sempre o marco orientador e direcionador do MOVPAZ RECIFE.

Em 2010 foi eleita uma nova diretoria tendo Saulo Santos como Coordenador Municipal, Glaudston Lima como primeiro Sub-coordenador e Ivanildo Pedro como segundo Sub-coordenador.


Artigos e textos

Todos os artigos e textos
Endereço
Tel.: (81) 3426.1692 - E-mail: contato@movpazrecife.com.br
Copyright 2010, MOVPAZ. Todos os direitos reservados.
Vídeos no YouTube Siga-nos no Twitter Comunidade no Orkut
Ser Digital